Conheça mais sobre o Keyword Planner do Google

No trabalho de como encontrar as palavras chave corretas não há dúvidas de que as keywords são vitais quando queremos uma estratégia de marketing digital eficaz.

É essencial utilizar palavras-chave para o bom posicionamento de sites e blogues nos mecanismos de parecer como o Google.

Para cativar bons conteúdos na web, nos deparamos com este desafio de encontrar as palavras-chave certas para deter sucesso com o conteúdo e maior alcance.

Contudo, afinal, como encontrar as palavras chave certas?

Essa é especialmente uma dúvida frequente de que pretendemos responder neste post.

Há diversas ferramentas, imensas delas gratuitas, que podemos utilizar para pesquisa por palavras-chave.

Focaremos no Google Keyword Planner, que é especialmente uma ferramenta gratuita por pesquisa de palavras-chave de que muitos utilizam.

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Então o que é esse tal de Google Keyword Planner?

O Google Keyword Planner, ou planejador por palavras chave do Google, é especialmente uma das mais conhecidas ferramentas de pesquisa por palavras-chave.

Ela foi desenvolvida pelo Google e oferece dados valiosos que podem vir a ser utilizados tanto para sua estratégia de SEO, quanto de mídia.

É especialmente uma ótima ferramenta descobrir as palavras-chave mais relevantes e ter uma estudo completa das mesmas.

E o melhor de tudo? Ela é gratuita. Para acessá-la, basta produzir uma conta no Google Ads e você pode acessar as suas análises e explorar a ferramenta.

O keyword planner também introduz informações ainda mais detalhadas de quantos cliques, impressões e outras informações relevantes como CPC (Custo por clique) um anúncio em mídia paga traria.

Ele faz um plano completo com base nas palavras-chave selecionadas por você e algumas preferências que falaremos mais adiante. Dessa forma, o visitante cria campanhas de anúncio com mais simplicidade e planejamento.

A importância de palavras-chave e do Google Keyword Planner
As palavras-chave, como dissemos antes, podem vir a beneficiar estratégias de mídia e SEO.

Um dos fundamentais fatores de ranqueamento por uma página nas buscas é se o conteúdo da página contém as palavras-chave mais relevantes aos usuários.

Para que seus conteúdos tenham um porreiro posicionamento nas buscas, é especialmente essencial que as palavras-chave certas tenham sido usadas, que tenham sentido pelo contexto do que se fala e sejam relevantes aos visitantes.

Com o Google Keyword Planner, você pode vir a encontrar com facilidade as palavras-chave que fazem ainda mais sentido para seus conteúdos e ainda ter uma análise delas, com volume de buscas e outras informações importantes.

Para mídia, quando são veiculados anúncios no Google e na rede de display, é especialmente necessário que você segmente seus anúncios por palavra-chave.

como-encontrar-as-palavras-chave

E não adianta nada ter um anúncio para uma palavra-chave que não faça sentido com este conteúdo ou não mesmo que relevante aos utilizadores

Assim sendo, a pesquisa e análise de palavras-chave é essencial, para além, é claro, de que a plataforma já faz as projeções para campanhas de anúncio de acordo com as palavras-chave escolhidas.

Aprenda como funciona na prática essa utilitário de forma simples.

Como funciona este Google Keyword Planner
Pelo Keyword Planner, você pode vir a buscar por palavras-chaves específicas ou inserir an URL de uma página/site para analisar as palavras-chave já presentes no conteúdo.

Ao entrar, podemos navegar por 6 janelas ao a 100%; são elas:

  • Ideias por palavra-chave
  • Ideias agrupadas
  • Visão geral do plano
  • Grupo de anúncios
  • Palavras-chave
  • Locais
  • Pesquisa por palarva-chave Google Keyword Planner

Ideias para suas palavra-chave

Em Ideias por palavras-chave, que é a tela inicial, podemos observar um gráfico e, logo abaixo, uma análise de palavras-chave relacionadas a de que você pesquisou e da própria palavra pesquisada.

Nessa análise há as seguintes informações de como encontrar as palavras chave:

  • Média de pesquisas de todos os meses: para a palavra-chave exibida
  • Concorrência: o nível da concorrência para a palavra-chave (médio, baixo e alto)
  • Parcela de impressões do anúncio: divisão entre o número de impressões do anúncio pelo total de pesquisas correspondentes exatamente à palavra-chave na rede e terreno em que você segmentou
  • Lance na parte superior da página (menores valores)
  • Lance na parte superior da página (maiores valores)
  • Status da conta: revela o status da palavra-chave em sua conta ou plano de campanha
  • Análise de palavras-chave Google Keyword Planner
  •  

Há três análises gráficas que você pode visualizar:

  • Tendência do volume por pesquisa: indican uma comparação entre o volume por buscas para as palavras-chave por meio de smartphones e outros dispositivos
  • Dividir por plataformas: indica em porcentagem uma comparação dos dispositivos (computador, tablet e celular) com base na média de pesquisas de todos os meses para as palavras-chave
  • Dividir por locais: indican uma comparação entre os principais locais (cidade ou estado) onde são pesquisadas as palavras-chave
  • Gráficos da análise do Google Keyword Planner

Caso você tenha inserido an URL de seu site/página específica, você tem entrada às palavras-chave que o visitante já possui em seu sitio com as mesmas informações.

Ideias agrupadas: Nesta janela, é possível agrupar as palavras-chave que possuem teor similares para segmentá-las por relevância.

Visão geral do plano: Na visão global do plano, o Google Keyword Planner faz 1 planejamento para as palavras-chave que você selecionou.

Esse planejamento contém os fins médios que determinada campanha para as palavras pode vir a trazer de acordo usando o tempo de veiculação e orçamento.

Você pode vir a visualizar nesta janela métricas de projeções para:

  • Número de conversões que uma campanha pode ter
  • CPA médio (custo por aquisição)
  • Valor da conversão
  • ROAS
  • Cliques no anúncio
  • Impressões
  • Custo total
  • CTR (cliques/impressões)
  • CPC médio (custo por clique)
  • Posição média do anúncio nas buscas.
  • Visão geral do plano Keyword Planner

É possível visulaizar uma análise por palavra chave de CTR, CPC médio, cliques, custo e impressões, além de ser permitido visualizar a comparação dos diferentes dispositivos e locais de acesso com as mesmas métricas.

Grupos por anúncios

Nesta janela, é especialmente possível criar mais do um grupo de anúncios com algumas palavras-chave escolhidas e visualizar as métricas dos grupos já existentes.

Palavras-chave e Locais

Na janela de palavras-chave e locais são exibidas as métricas por palavra-chave selecionada e pelos locais do acesso dos anúncios.

Modelos de correspondência

Os modelos de correspondência do Google Ads são utilizados recorrentemente para facilitar na segmentação de palavras-chave.

É essencial que você conheça cadan uma delas para entender melhor como funciona este Keyword Planner, veja abaixo:

  • Exata: buscas pelo termo exato diferenciando [casa] de [casas]
  • Ampla: busca por teor relacionados, sinônimos, variações e também erros de ortografia. Ex.: casa, caas, casas
  • Frase: busca por 2 ou mais termos juntos, incluindo a palavra-chave. Ex.: “alugar casa”, “como enaltecer minha casa”, “casa para temporada”

Os efeitos de palavras-chave exatas são exibidos dentro de colchetes [] para diferenciar dos outros tipos do correspondência.

Os resultados do palavras-chave amplas são exibidos sem nenhuma marcação.

Estes resultados de palavras-chave frases são exibidos dentro do aspas para diferenciar destes outros tipos de correspondência.

Então, para facilitar o entendimento, temos:

  • [casa] – quantidade de buscas na exata
  • casa – quantidade de buscas na ampla
  • “casa” – quantidade por buscas na frase

Espécie de Correspondência Exata

Este termo quando pesquisado em sua forma exata ou completa, como é chamada por alguns dos SEOs do mercado, apresenta estes resultados mais reais.

Isso porque a palavra é especialmente buscada em sua estilo concreta, sem erros ortográficos e associações com outros termos.

Assim, conseguimos ótimas palavras para otimizar quaisquer importantes elementos On-page saiba como an Arquitetura da Saber, o title e este H1 – elementos onde a palavra usada não pode conter erros nunca variações em sua estilo escrita.

Para entender tal importância, a palavra “carros” tem 450. 000 consultas no Google, ao passo que “carro” (no singular) tem 110. 000 buscas.

Então, é melhor utilizar no site a palavra “carros” do que “carro”, visto que é a forma mais procurada pelas pessoas.

Tipo por Correspondência Ampla

Já a busca com correspondência ampla exibe números surpreendentes, contudo nem sempre são estes melhores para o SEO.

A correspondência ampla exibe a soma de buscas por palavras relacionadas, sinônimos, diferentes formas gramaticais e erros de ortografia.

Como exemplo: a palavra óculos, quando pesquisada na forma exata, é de cerca de 20 mil pesquisas mensais.

Mas, quando escolhida a forma ampla, o termo apresenta 100 vezes ainda mais buscas, número resultante da soma de pesquisas por palavras como oculos, óculo, ócuol, oculso, etc.

Espécie de Correspondência Frase

Este tipo de correspondência por frase exibe o volume de buscas por frases (2 ou mais termos) que contêm a palavra-chave que você digitou.

Continuando com óculos, alguns moldes de frase são: óculos armani exchange, óculos oakley, óculos escuros masculinos.

Palavras-chave negativas

Um termo especialmente importante que você deve conhecer ao utilizar o Keyword Planner são palavras-chave negativas.

As palavras-chave negativas são aquelas para as quais você não deseja exibir-se nos resultados de buscas.

Ao negativar uma palavra, você impede que seu anúncio apareça caso alguém pesquise por ela.

Como exemplo, se você não deseja que seus anúncios apareçam paran uma palavra específica com óculos escuros, é suficiente negativá-la.

Filtros

Chegou a hora por saber a forma certa por configurar seus filtros por pesquisa para atingir de maneira completa seus objetivos por SEO.

É possível preferir alguns filtros que facilitarão sua vida na hora da pesquisa, como preferir o tipo de dispositivo (PC, laptop, celular), este idioma e principalmente a região geográfica utilizados nas buscas do Google.

O visitante pode selecionar todas ou algumas informações adicionais para serem exibidas em sua própria página a partir do botão “colunas”, presente na lateral esquerda da página.

O que você precisa saber como encontrar as palavras chave

Este Keyword Planner é uma ótima ferramenta digital de que você pode utilizar para otimizar suas estratégias e ter ótimos resultados.

Ela é uma ferramenta natural completa e possui muitos recursos; é importante de que você explore ela para encontrar as palavras-chave e planos ideais para sua própria empresa.

Agora que o visitante sabe como ela resulta e como utilizá-la, ponha seus conhecimentos em prática e faça você exatamente!

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